terça-feira, 14 de março de 2017

Mudar ou reformar: como o Feng Shui pode ajudar nesse desempate

Feng Shui Vera Sousa
Quem não quer mais vitalidade, harmonia, sucesso, saúde e felicidade? Nesta busca, às vezes, achamos que só trocando de endereço isso será possível. Mas, nem sempre, esta é a resposta para tudo.
Nesse capítulo, vou compartilhar 7 aspectos que você deve considerar em sua pesquisa por um novo imóvel. Consciente dos prós e contras, coloque tudo numa balança e avalie se vale a pena mudar ou reformar.

1. Localização: segundo o Feng Shui Tradicional Chinês, 70% da influência que o meio exerce sobre o indivíduo vem do ambiente externo e apenas 30% do interno. Ou seja, é fundamental avaliar o tipo de vizinhança que você quer ter por perto. Não basta encontrar uma linda casa em um bairro decadente ou degradado. Claro que existem exemplos de que é possível reverter a energia de um local, nestas condições. O High Line Park, em Nova York, é um exemplo disso. Entretanto, requer tempo, um esforço hercúleo da população e a colaboração do poder público.

Feng Shui Vera Sousa
2. Chi: certamente você já ouviu falar nesta palavra que significa "energia vital". Avaliar a qualidade da vida de um local é também fundamental para garantir seu bem-estar.  Repare se as árvores são saudáveis ou se têm troncos retorcidos e folhas secas. Se há passarinhos, borboletas e flores. Animais e plantas saudáveis são indícios de bom Chi. Não subestime a sua sensibilidade. Seu corpo é o melhor sensor que você pode utilizar. Se não se sentiu bem no lugar, esqueça e procure outro que faça sua energia aumentar. Por isso, é importante visitar o lugar em vários horários do dia, para checar a presença da luz solar, o barulho diurno e noturno, em dias de semana e finais de semana, também. Evite construções próximas de igrejas, hospitais e cemitérios. Assim, evita o contágio com energias que você não quer vibrar todos os dias.


Feng Shui Vera Sousa


Feng Shui Vera Sousa
3. História do imóvel: procure saber se quem viveu lá foi feliz, bem sucedido ou não, se sofreu de alguma doença, etc. Nossa energia fica impregnada nos lugares que habitamos e conhecer seu histórico ajuda a prevenir e trabalhar a transmutação dessas energias.
Feng Shui Vera Sousa
4. Acesso: Garantir um bom fluxo de Chi em direção à sua porta de entrada, ou janelas do seu apartamento é importante. Um lugar com bom "Chi" é ensolarado, fresco, cheiroso. Por isso, equilíbrio é tudo: nem vento demais, nem de menos; nem sol demais, nem de menos. Evite casas posicionadas em frente a um grande fluxo de trânsito de automóveis, pois receberão energia em demasia. A simples mudança do sentido do tráfego muda tudo.

Feng Shui Vera Sousa

5. Bloqueio: Repare nas casas que têm árvores, postes ou bloqueios na frente da porta principal. O que a princípio pode ser uma estratégia de privacidade, acaba privando de energia a casa e a vida das pessoas que nela vivem.  Estas casas, normalmente, estão mal cuidadas ou com aspecto decadente. Já, esta casa da foto, abaixo, tem duas árvores na sua entrada, porém, ambas estão colocadas como guardiãs. Nesse caso, protegem a casa e não bloqueiam a entrada do Chi.


Feng Shui Vera Sousa
6. Terreno: a implantação do imóvel também é um aspecto importante. Se fica em um terreno plano, ou em aclive, melhor, pois o acesso é mais fácil. Por outro lado, se tiver que subir uma ladeira enorme, ou uma escadaria sem fim, a energia chegará cansada. Terrenos em declive também devem ser evitados. 


Feng Shui Vera Sousa

A saúde da terra também é fator importante na saúde de quem habita sua superfície. Em países da Europa como a Alemanha, por exemplo, uma análise radiestésica do terreno é obrigatória por lei antes que qualquer edificação seja levantada.  Para saber mais: O Grande Livro da Casa Saudável, Mariano Bueno http://www.saraiva.com.br/o-grande-livro-da-casa-saudavel-354423.html

7. Planta: Retangular ou quadrada são as melhores. Evite as que são muito recortadas, triangulares ou em formato de L. Isso pode significar que alguma área da sua vida demandará mais atenção, ou será sempre desafiada. Pode ser algum aspecto da carreira, finanças, filhos, família, etc.
Feng Shui Vera Sousa


Feng Shui Vera Sousa


Antes de encarar minha última reforma, cogitei mudar. Mas durante o processo (que levou dois anos!), acabei optando por ficar no mesmo endereço. Imaginem como é difícil para mim, procurar o terreno, a planta, a luminosidade ideais...
Mas, depois de tanto estudar, observar e trabalhar com meus clientes, concluí que não existe lugar perfeito. Ter consciência das mensagens que sua casa envia é que é fundamental. E o Feng Shui pode ajudar com algumas intervenções, como fazem as agulhas na acupuntura. Espelhos e luminárias, sinos e música, animais domésticos e plantas, objetos, cores, móbiles, fontes, flautas, são alguns dos recursos que podem ser utilizados.

Prof. Lin Yun, mestre fundador do método da Escola Americana, dizia: "existem 5 fatores chaves que influenciam a nossa vida, que em ordem decrescente de importância são: destino, sorte, Feng Shui, fazer boas ações anonimamente e educação. Feng Shui é só um dos aspectos. Todos os outros devem ser igualmente trabalhados e praticados."

Acompanhe os próximos episódios:
  • Diga-me com quem andas e a reforma terá a sua cara.
  • Desapega ato 1: como descartar o que é mais fácil.
  • Desapega ato 2: como descartar o que é mais difícil.
  • Mudanças estruturais externas: planta, acessos e proporções.
  • Mudanças substanciais internas: sentimentos, bloqueios e resoluções.
  • A prosperidade mora na sua casa.
Para uma consulta personalizada, envie email para verargsousa@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário