domingo, 19 de fevereiro de 2017

Pedra fundamental: o propósito da mudança

Vera Sousa Feng Shui
Refletir sobre o propósito da mudança
direciona o projeto
Tenho certeza que você não quer apenas um sofá novo, com a estampa da moda, comprada naquela loja que você namora, há tempos. Nem tão pouco trocar o piso todo pelo revestimento mais prático do mercado. Seguramente, outras motivações estão por trás do desejo de mudança. 
Quando nos dispomos a mudar a casa, um movimento interno já está em curso. Identificar esse movimento e calibrar o ambiente para favorecer o que você busca é o meu trabalho, como Consultora de Feng Shui.
Muito se fala hoje de propósito, e isso vale para a sua casa também. Quando se está procurando um lugar para morar, ou planejando uma mudança, definir esse propósito é a chave para todas as dúvidas que surgirão durante o percurso. Por isso, esse farol precisa ser bem instalado para você não ficar à deriva, depois que se lançar ao mar de opções que o mercado oferece.

Vera Sousa Feng Shui

As pessoas mudam porque se casam, por que descasam, porque têm filhos, porque os filhos saem de casa e por aí vai. Porém, para cada situação existe uma intenção que pode ser ativada a partir das escolhas dos elementos que farão parte do projeto arquitetônico.
Alguns exemplos:
  • Um casal, cujos filhos saíram de casa, pode desejar aconchego, para garantir que o filhos sintam vontade de voltar sempre; o elemento terra, com sua qualidade receptiva, será o ponto de partida para direcionar esse projeto. 
  • Um profissional liberal, que trabalha em casa, vai precisar de um espaço em que ele tenha isolamento para realizar seus projetos; aqui o elemento metal será bem vindo, para garantir foco.
  • Uma artista, que tem um ateliê em casa; vai adorar muita madeira para vibrar criatividade e fogo para obter o reconhecimento do público.

Laranja e cinza, combinação harmônica
 dos elementos Terra e Metal   
Quer saber um pouco mais sobre o que significa cada elemento? Escrevi sobre terra, metal, água, madeira e fogo. Só clicar em cada um deles, para identificar que temperamento ou tempero você gostaria de dar à sua mudança!


Como prometi, vou usar meu exemplo para ilustrar e facilitar seu entendimento.
Quando planejei minha última reforma, defini como propósito a simplificação. Sentia falta de espaços livres, precisava de ar!  Partindo desse princípio, defini que o Metal seria o elemento em maior proporção no projeto. Foco e determinação são as qualidades que o Metal faz vibrar. Mas, sobre isso, vamos falar,  no próximo capítulo onde vou detalhar como estabelecer o temperamento de uma casa. 
Por hora, reflita no propósito da sua mudança. Se você não sabe o motivo pelo qual faz algo, está desconectado de si mesmo. Agir no automático tira o senso de realização que é a melhor parte de viver!

Vera Sousa Feng Shui
A base neutra na cor "nó de marinheiro", à direita,
foi a escolhida para  garantir a proporção do
 elemento Metal desejada.
Vera Sousa Feng Shui
Os tons de cinza e pastel dos tecidos também
somaram Metal à composição

Vera Sousa Feng Shui
O próprio material Metal foi utilizado em itens
 de decoração, como luminárias e prateleiras.

O tempero com outros elementos foi adicionado após a base ter sido definida.
Para isso, o propósito serviu como direcionador de todo o projeto.
Mas isso você vai ver nos próximos capítulos!Até a próxima!
Bj Bj

Leia também:
Acompanhe os próximos episódios:
  • Mudanças estruturais externas: planta, acessos e proporções.
  • Mudanças substanciais internas: sentimentos, bloqueios e resoluções.
Para uma consulta personalizada, envie email para verargsousa@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário