sexta-feira, 15 de julho de 2016

Metal: Determinação explica paisagens inimagináveis criadas pela mão humana e a sabedoria da natureza.

Vera Sousa Feng Shui
Piódão, aldeia histórica, Portugal
Uma beleza árida intriga quem avista, ao longe, a aldeia de Piódão, na Serra de Açor, em Portugal. O aglomerado de casas, acompanha o relevo íngreme dos penhascos, que protege as casas dos ventos.
Vera Sousa Feng Shui
Ruas da aldeia de Piódão
Vera Sousa Feng Shui
Paredes, telhados e ruas construídos em pedra de xisto
Praticamente monocromática, a aldeia é constituída por casas feitas de pedra de xisto ou pedra de lousa. Nenhuma outra paisagem poderia representar tão bem o elemento Metal. 

Vera Sousa Feng Shui

Sem cor, sem aconchego, com pedras afiadas, o impacto inicial é de tristeza e frieza.

Vera Sousa Feng Shui
Telhado de ardósia ou pedra de lousa
Entretanto, apesar  da arquitetura da aldeia ser fria como Metal, isso não se repete no temperamento das pessoas que lá vivem. Caminhando pelas vielas estreitas, a percepção se transforma à medida que detalhes surpreendem o olhar.

Vera Sousa Feng Shui
Acabamentos em azul quebram a monotonia do xisto
Intuitivamente, ou melhor, sabiamente a população escolheu a cor azul claro (representação do elemento Madeira) para os acabamentos, portas e janelas, da aldeia. Um padrão cromático que traz equilíbrio e beleza ao olhar, em razão do ciclo de controle que se estabelece entre os elementos Metal e Madeira. 

A porta azul e as flores representam o 
elemento Madeira. As pedras, o Metal.
Metal corta Madeira e esse ciclo de controle
promove equilibrio para o olhar.
Além da cor azul, flores bem cuidadas, nas fachadas das casas, trazem a vitalidade e a energia do elemento Madeira, que ajuda a desgastar a frieza do Metal. Mas o que melhor equilibra esse aspecto do Metal é a doçura da Terra. Um exemplo disso é a Casa da Padaria. Transformada em pousada, essa antiga padaria é administrada pela família que herdou a propriedade. Dona Gorete bordou pessoalmente cada lençol, cada cortina desse lugar delicioso.
Vera Sousa Feng Shui

Vera Sousa Feng Shui

Além dos bordados, ela mesma faz o bolinho do café da manhã e as geléias. Tudo arranjado com muito carinho e hospitalidade.
Vera Sousa Feng Shui
Pequeno almoço, ou café da manhã na Casa da Padaria
A frieza do Metal se relaciona à friagem do Outono - período de recolhimento da natureza e de introspecção. Fase importante e necessária para a renovação da vida, portanto, não deve ser vista como negativa.  

Vera Sousa Feng Shui
Cruzes protegem as casas das trovoadas
O Metal também remete à energia do Céu, do pai, da justiça. Curiosamente, em todas as casas, a presença de pequenas cruzes nos batentes faz referência ao Divino. Essas cruzes são produzidas anualmente pelos moradores, no Domingo de Ramos. Para confeccioná-las, usam folhas de louro e alecrim, e o objetivo é proteger as casas, as pessoas e os animais das trovoadas e do mau agouro.

As pessoas do tipo metal, são fortes e um pouco rígidas com seus objetivos e relações. Exigem o máximo de si e daqueles que trabalham a sua volta. Determinados e focados, perseguem seus objetivos com muita intensidade e pouca hesitação. Seu maior desafio é ceder, delegar, flexibilizar. Apreciam o conforto e, por vezes, o luxo. 


Vera Sousa Feng Shui
Formas circulares fazem vibrar a energia do Metal

Ter a qualidade do Metal por perto é importante quando é necessário ter foco. Para fazer vibrar essa energia, utilize as cores branco, cinza, prata, tons pastéis.  A forma circular e elementos de metal.  Esse elemento também está relacionado ao pulmão, por isso atividades ligadas ao ar, são formas de se conectar com essa energia (asa delta, paraquedismo).

Vera Sousa Feng Shui
Pedra e Flor. Metal e Madeira.
Uma combinação equilibrada.
Na próxima semana, vou falar do elemento Água. E, nesse último capítulo, também apresentarei como a combinação entre cada elemento pode equilibrar a casa e a vida.

Ate lá!

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário