Torne o espaço funcional para o uso que você quer dar a cada cômodo. |
Faça uma boa avaliação da funcionalidade do espaço. A planta deve atender às suas necessidades e isso pode variar de acordo com seu momento de vida. O que era um quarto de adolescente, de repente, se transforma no escritório. Uma cozinha, em conceito aberto, pode ajudar a integração da família. Se você tem como investir em alvenaria, aproveite esse momento para corrigir as formas irregulares dos cômodos (quadrado ou retangular é sempre melhor), arredondar cantos vivos (setas invisíveis que podem desgastar sua energia), alinhar portas (portas desalinhadas favorecem conflitos) e remover paredes em frente a entradas (não bloqueie sua prosperidade!).
Acessos livres. Deixe a prosperidade entrar, sempre. |
Chi é a energia vital e promover sua livre circulação pelos ambientes favorece a saúde e o bem estar dos moradores. Assisto a todos os programas de TV, nacionais e internacionais, do tipo "extreme make-over" e fico fascinada como uma parede abaixo pode transformar um espaço e a vida de uma família. Mas antes de sair quebrando tudo, peça licença. Lembre-se que sua casa também é viva. Converse com o espaço, diga o que pretende fazer, conecte-se com o propósito da mudança. Se quiser, pode fazer um pequeno ritual, acender um incenso, rezar, cantar. Não importa a sua crença, mas antes da primeira marretada, coloque no espaço a intenção da reforma e a energia que você quer da equipe que trabalhará com você nessa empreitada.
Antes, a grande mesa deixava pouco espaço para circulação. |
Depois, a mesa menor, a nova disposição dos móveis e as cores mais claras, trouxeram leveza e funcionalidade ao ambiente. |
Peru no pires: foi com essa analogia que aprendi sobre a importância das proporções em um projeto de Feng Shui. Um móvel muito grande, em um lugar proporcionalmente menor, não vai funcionar. Eu tinha uma mesa linda, de madeira maciça, para 8 pessoas, mas era ENORME para o espaço que ocupava. Sobrava pouco espaço para circulação. Na reforma, ela deu lugar a outra menor, de seis lugares. As duas cadeiras que sobraram foram passear na sala para acomodar melhor os convidados. Por sorte, uma amiga ficou com a mesa e pude vê-la sendo útil em outro lar.
Embora soubesse que precisava fazer esse ajuste, demorei a tomar coragem. Não à toa, foi a última peça a sair de casa nesse momento desapego. Nem sempre estamos prontos a fazer mudanças.
Mas tudo acontece no seu tempo. Não se cobre tanto ;)
Até a próxima!
Bj Bj
Leia também:
Bj Bj
Leia também:
- Mude sua casa, mude sua vida!
- Pedra fundamental: o propósito da mudança.
- Temperamento: sua casa também tem e pode mudar.
- Mudar ou reformar: como o Feng Shui pode ajudar nesse desempate.
- Diga-me com quem andas e a reforma terá a sua cara.
- Desapega ato 1: como descartar o que é mais fácil.
- Desapega ato 2: como descartar o que é mais difícil.
- Mudanças substanciais internas: sentimentos, bloqueios e resoluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário