domingo, 24 de setembro de 2017

Mudanças substanciais internas: sentimentos, bloqueios e resoluções

Feng Shui Vera Sousa

Antes mesmo de você iniciar uma mudança física, uma mudança interior já está em curso. Começa com uma sensação de desconforto, parece que nada está bom. Na verdade, o incômodo está em não se reconhecer mais no ambiente em que vive. Fazendo um paralelo, é como se estivesse usando as roupas de outra pessoa, calçando sapatos que apertam o pés.
Essa sensação pode ser desencadeada por não se reconhecer mais no lugar onde trabalha, na relação com a família, com um amigo ou parceiro.
Ao começar a mudança do espaço físico, você vai abrindo espaço para que a mudança interna aconteça. Por isso, encontrar o caminho do equilíbrio entre nosso espaço interior e exterior é uma arte que o Feng Shui ensina. É a terapia da casa, mas a casa não está separada do morador. Portanto, também pode ser uma ferramenta de autoconhecimento para reconhecer seus traumas, bloqueios e apegos.
Mudanças interiores são como bolas de neve que vão crescendo e rolando montanha abaixo. Uma vez iniciado o processo, não tem volta. Quando olhar para trás, todo o caminho percorrido fará sentido, mas você só perceberá depois que descer a ladeira.
Para isso é preciso coragem, se jogar no desconhecido, encarar um novo desafio, sair da zona de pseudo-conforto.

"No momento em que nos comprometemos, a providência divina também se põe em movimento. Todo um fluir de acontecimentos surge ao nosso favor. Como resultado da atitude, seguem todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda, que nenhum ser humano jamais poderia ter sonhado encontrar. Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém em si mesma, o poder, o gênio e a magia.”
- Goethe -

Feng Shui Vera Sousa

E assim termino essa série em 9 episódios, convidando vocês a conhecerem meu novo site, feito com muito carinho e cuidado:
Em breve, vou divulgar o próximo workshop onde vamos praticar os conceitos compartilhados nessa série. Fique de olho!

Até a próxima!
Bj Bj

Leia também:
Para uma consulta personalizada, envie email para verargsousa@hotmail.com

Mudanças estruturais externas: planta, acessos e proporções

Se você decidiu amar o lugar onde vive, a se mudar, anote as dicas que devem estar no topo da sua análise, antes de iniciar as reformas estruturais do seu espaço:

Feng Shui Vera Sousa
Torne o espaço funcional para o uso que você quer dar a cada cômodo.
A PLANTA
Faça uma boa avaliação da funcionalidade do espaço. A planta deve atender às suas necessidades e isso pode variar de acordo com seu momento de vida. O que era um quarto de adolescente, de repente, se transforma no escritório. Uma cozinha, em conceito aberto, pode ajudar a integração da família. Se você tem como investir em alvenaria, aproveite esse momento para corrigir as formas irregulares dos cômodos (quadrado ou retangular é sempre melhor), arredondar cantos vivos (setas invisíveis que podem desgastar sua energia), alinhar portas (portas desalinhadas favorecem conflitos) e remover paredes em frente a entradas (não bloqueie sua prosperidade!).

Feng Shui Vera Sousa
Acessos livres. Deixe a prosperidade entrar, sempre.  
OS ACESSOS
Chi é a energia vital e promover sua livre circulação pelos ambientes favorece a saúde e o bem estar dos moradores. Assisto a todos os programas de TV, nacionais e internacionais, do tipo "extreme make-over" e fico fascinada como uma parede abaixo pode transformar um espaço e a vida de uma família.  Mas antes de sair quebrando tudo, peça licença. Lembre-se que sua casa também é viva. Converse com o espaço, diga o que pretende fazer, conecte-se com o propósito da mudança. Se quiser, pode fazer um pequeno ritual, acender um incenso, rezar, cantar. Não importa a sua crença, mas antes da primeira marretada, coloque no espaço a intenção da reforma e a energia que você quer da equipe que trabalhará com você nessa empreitada.

Feng Shui Vera Sousa
Antes, a grande mesa deixava pouco espaço para circulação.
Feng Shui Vera Sousa
Depois, a mesa menor, a nova disposição dos móveis e as cores mais claras,
trouxeram leveza e funcionalidade ao ambiente.
AS PROPORCŌES
Peru no pires: foi com essa analogia que aprendi sobre a importância das proporções em um projeto de Feng Shui. Um móvel muito grande, em um lugar proporcionalmente menor, não vai funcionar. Eu tinha uma mesa linda, de madeira maciça, para 8 pessoas, mas era ENORME para o espaço que ocupava. Sobrava pouco espaço para circulação. Na reforma, ela deu lugar a outra menor, de seis lugares. As duas cadeiras que sobraram foram passear na sala para acomodar melhor os convidados. Por sorte, uma amiga ficou com a mesa e pude vê-la sendo útil em outro lar.

Embora soubesse que precisava fazer esse ajuste, demorei a tomar coragem. Não à toa, foi a última peça a sair de casa nesse momento desapego. Nem sempre estamos prontos a fazer mudanças.
Mas tudo acontece no seu tempo. Não se cobre tanto ;)

Para uma consulta personalizada, envie email para verargsousa@hotmail.com