sábado, 23 de julho de 2016

Água: emoção sempre à flor da pele, expressa no fado, na arquitetura, nos mosaicos, na poesia.


Vera Sousa Feng Shui
Ilha da Madeira
Não é nenhum poema
O que vos vou dizer
Nem sei se vale a pena
Tentar-vos descrever

O mar, o mar

E eu aqui fui ficando
Só para o poder ver
E fui envelhecendo
Sem nunca o perceber

O mar, o mar
(Madredeus)

Feng significa vento e Shui água. O vento espalha as sementes e a água as germina. Nessa dança entre expansão e retração a vida acontece. Esse é o significado dos termos Yin e Yang.
Feng Shui Vera Sousa
Boca do Inferno, Cascais
Água  está associada às profundezas do mar. Ao mesmo tempo que provoca medo, encerra uma grande sabedoria. Por isso, é representada pela cor preta ou azul escuro e pela forma fluida. 

Vera Sousa Feng Shui
Forma sinuosa na calçada do aeroporto, 
Funchal, Ilha da Madeira
Em Lisboa, referências ao mar estão por toda a parte, na arte manuelina, contemporânea dos descobrimentos, simbolizada pelas cordas, conchas, seres imaginários e exóticos, saídos dos grandes mares.

Vera Sousa Feng Shui
Instalação, sobre Arco da rua Augusta
Vera Sousa Feng Shui
Teto do Mosteiro dos Jerônimos, Lisboa
Vera Sousa Feng Shui
Monumento aos Descobrimentos, Lisboa
Impossível não associar a carga emotiva do elemento Água ao saudosismo do povo português. Cantado no fado, pelas ruas de Lisboa, nas poesias de Fernando Pessoa, ou mesmo nas calçadas de mosaico artisticamente criadas.

Vera Sousa Feng Shui
Mosaico português, Baixa, Lisboa
Até hoje, lembro da sensação ao avistar, pela primeira vez, o Palácio da Pena. Um conjunto arquitetônico, lindíssimo, composto pela mistura emocionante da influência manuelina e mourisca, implantado no alto da Serra de Sintra

Vera Sousa Feng Shui
Palácio da Pena, Sintra
A estação associada à Agua é o inverno, período de maior introspecção e recolhimento. Espelhos, vidros, fontes, espelhos d'água e materiais de cores escuras, fazem vibrar essa energia. Como elemento de comunicação, a Água é indicada para espaços culturais, para agências de publicidade ou empresas que processam líquidos e óleos, como perfumarias.

Vera Sousa Feng Shui
Praça do Império, Belém, Lisboa

Pessoas influenciadas pela Água são maleáveis e flexíveis. Sedutores, simpáticos e muito sensíveis. Possuem uma habilidade nata para comunicar e promover suas ideias. Criativas e de fácil relacionamento têm uma percepção apurada e são muito persistentes. Lembrem do ditado: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". A regra de ouro é o equilíbrio  evitar o excesso ou escassez dessa energia, que pode afetar os rins.

Vera Sousa Feng Shui
Foz d'égua, Piódão

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
(Fernando Pessoa)


Chegamos ao final dessa temporada sobre Portugal e Feng Shui. 
Passamos por todos os elementos que trazem qualidades distintas de energia: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Combiná-los de forma harmoniosa é a arte que um projeto de Feng Shui pode trazer. Existem duas maneiras de fazer isso: através do ciclo de criação ou de controle:

No ciclo de criação, um elemento gera o elemento seguinte, portanto, a harmonia se dá pela doação generosa de um para o outro. Madeira se doa, em forma de combustível, para o Fogo, que se consome até virar Terra. A Terra, por sua vez, gera o Metal que se mineraliza na forma de Água. E a Água, por sua vez, irriga a Madeira que recomeça o ciclo.

No ciclo de controle, a harmonia se dá de forma mais vibrante. Um elemento controla o outro, o que traz uma qualidade diferente e mais contrastante para o ambiente. Madeira contém a Terra. Terra conduz a Água. Água apaga o Fogo. Fogo derrete o Metal. Metal corta a Madeira.

Achou complicado? Em meu próximo Workshop Natureza do Equilíbrio vou explicar tudo isso, com muitos exemplos e exercícios. Acompanhe aqui no Blog, em setembro.


Ate lá!

Leia também:

Madeira: a impulsividade do elemento que deu nome a uma ilha que transborda verde e exuberância.

Metal: Determinação explica paisagens inimagináveis criadas pela mão humana e a sabedoria da natureza.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Metal: Determinação explica paisagens inimagináveis criadas pela mão humana e a sabedoria da natureza.

Vera Sousa Feng Shui
Piódão, aldeia histórica, Portugal
Uma beleza árida intriga quem avista, ao longe, a aldeia de Piódão, na Serra de Açor, em Portugal. O aglomerado de casas, acompanha o relevo íngreme dos penhascos, que protege as casas dos ventos.
Vera Sousa Feng Shui
Ruas da aldeia de Piódão
Vera Sousa Feng Shui
Paredes, telhados e ruas construídos em pedra de xisto
Praticamente monocromática, a aldeia é constituída por casas feitas de pedra de xisto ou pedra de lousa. Nenhuma outra paisagem poderia representar tão bem o elemento Metal. 

Vera Sousa Feng Shui

Sem cor, sem aconchego, com pedras afiadas, o impacto inicial é de tristeza e frieza.

Vera Sousa Feng Shui
Telhado de ardósia ou pedra de lousa
Entretanto, apesar  da arquitetura da aldeia ser fria como Metal, isso não se repete no temperamento das pessoas que lá vivem. Caminhando pelas vielas estreitas, a percepção se transforma à medida que detalhes surpreendem o olhar.

Vera Sousa Feng Shui
Acabamentos em azul quebram a monotonia do xisto
Intuitivamente, ou melhor, sabiamente a população escolheu a cor azul claro (representação do elemento Madeira) para os acabamentos, portas e janelas, da aldeia. Um padrão cromático que traz equilíbrio e beleza ao olhar, em razão do ciclo de controle que se estabelece entre os elementos Metal e Madeira. 

A porta azul e as flores representam o 
elemento Madeira. As pedras, o Metal.
Metal corta Madeira e esse ciclo de controle
promove equilibrio para o olhar.
Além da cor azul, flores bem cuidadas, nas fachadas das casas, trazem a vitalidade e a energia do elemento Madeira, que ajuda a desgastar a frieza do Metal. Mas o que melhor equilibra esse aspecto do Metal é a doçura da Terra. Um exemplo disso é a Casa da Padaria. Transformada em pousada, essa antiga padaria é administrada pela família que herdou a propriedade. Dona Gorete bordou pessoalmente cada lençol, cada cortina desse lugar delicioso.
Vera Sousa Feng Shui

Vera Sousa Feng Shui

Além dos bordados, ela mesma faz o bolinho do café da manhã e as geléias. Tudo arranjado com muito carinho e hospitalidade.
Vera Sousa Feng Shui
Pequeno almoço, ou café da manhã na Casa da Padaria
A frieza do Metal se relaciona à friagem do Outono - período de recolhimento da natureza e de introspecção. Fase importante e necessária para a renovação da vida, portanto, não deve ser vista como negativa.  

Vera Sousa Feng Shui
Cruzes protegem as casas das trovoadas
O Metal também remete à energia do Céu, do pai, da justiça. Curiosamente, em todas as casas, a presença de pequenas cruzes nos batentes faz referência ao Divino. Essas cruzes são produzidas anualmente pelos moradores, no Domingo de Ramos. Para confeccioná-las, usam folhas de louro e alecrim, e o objetivo é proteger as casas, as pessoas e os animais das trovoadas e do mau agouro.

As pessoas do tipo metal, são fortes e um pouco rígidas com seus objetivos e relações. Exigem o máximo de si e daqueles que trabalham a sua volta. Determinados e focados, perseguem seus objetivos com muita intensidade e pouca hesitação. Seu maior desafio é ceder, delegar, flexibilizar. Apreciam o conforto e, por vezes, o luxo. 


Vera Sousa Feng Shui
Formas circulares fazem vibrar a energia do Metal

Ter a qualidade do Metal por perto é importante quando é necessário ter foco. Para fazer vibrar essa energia, utilize as cores branco, cinza, prata, tons pastéis.  A forma circular e elementos de metal.  Esse elemento também está relacionado ao pulmão, por isso atividades ligadas ao ar, são formas de se conectar com essa energia (asa delta, paraquedismo).

Vera Sousa Feng Shui
Pedra e Flor. Metal e Madeira.
Uma combinação equilibrada.
Na próxima semana, vou falar do elemento Água. E, nesse último capítulo, também apresentarei como a combinação entre cada elemento pode equilibrar a casa e a vida.

Ate lá!

Leia também:

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Terra: doce, amorosa, receptiva, essa é a personalidade desse povo que não tem medo do trabalho.

Feng Shui Vera Sousa
Ilha da Madeira e a força da terra
Ninguém vive sem um tipo Terra por perto. Extremamente organizados e muito trabalhadores, são práticos e confiáveis. Disciplinados, capazes de cumprir suas responsabilidades como ninguém, são conservadores e preferem seguir objetivos sólidos. A teimosia pode se manifestar, se a energia Terra estiver em excesso.
Nas minhas andanças pela Ilha da Madeira, em Portugal, topei com uma agricultora colhendo batatas, em um pedacinho de terra. Cada saco pesava 30kg, e ela os carregava apenas com o apoio da cabeça! Uma força da natureza, pura Terra, com mãos grossas que ela exibia segura de sua missão.
Feng Shui Vera Sousa
Agricultora da Ilha da Madeira
A virtude da Terra é a sinceridade. A emoção é a preocupação. Não à toa, é o elemento que representa a Mãe, o feminino. 
Feng Shui Vera Sousa
As flores são representantes dessa energia,
em 
e
special nas cores amarela,
Feng Shui Vera Sousa
cor-de-rosa, como essas tulipas.
Feng Shui Vera Sousa
...ou jardins geométricos, formais e simétricos,
como no Palácio do Buçaco, Luso.
Sabe aquela hora, logo após o almoço, em um dia quente, de Alto Verão? Então, essa molezinha que nos leva a uma inércia, quase irresistível, é a Terra. Por isso, em excesso não é boa. Como sempre, equilíbrio é a dose certa.
Terra é colo de mãe, aconchego, carinho. Almofadas e texturas suaves trazem essa sensação gostosa, que convida ao descanso. Por essa razão, nos sentimos tão bem na casa das avós: confort food, confort cama, confort colo
Feng Shui Vera Sousa
Detalhe da roupa de cama, na Casa da Padaria,
cuidado nos detalhes, em Piódão.
Feng Shui Vera Sousa
Detalhes femininos, na Casa da Padaria, 
em Piódão.
Lisboa...sempre achei que essa cidade tinha uma energia feminina. Observando sua arquitetura, paisagem, clima, concluí que, além de levar um nome feminino, ela carrega muitos símbolos da Terra.

Feng Shui Vera Sousa
Palácio das Necessidades, Lisboa
Nas fachadas de muitas construções vê-se a cor rosa ou amarela. O céu de Lisboa tinge-se de rosa ao final da tarde! Aliás, o céu de Lisboa é algo sobrenatural. Não canso de admirá-lo em todas as suas nuances.
Feng Shui Vera Sousa
Céu de Lisboa...
Feng Shui Vera Sousa
...com a Ponte 25 de Abril ao fundo.
A cor amarela, ocre, marrom, e a forma quadrada ou quadriculada são maneiras de representar esse elemento na decoração. Além do material argila, barro e cerâmica.

Feng Shui Vera Sousa
Essa sala de estar tem o peso da Terra em excesso.
Tijolos na parede do antigo forno da Casa da Padaria,
tons terrosos, e estampa quadriculada
.
Feng Shui Vera Sousa
Terra
Esse elemento carrega outra qualidade: a receptividade para os relacionamentos amorosos.

Feng Shui Vera Sousa
Se quiser ativar em sua casa, procure usar
objetos aos pares e proporcionais,
que simbolizam uma relação equilibrada.
Feng Shui Vera Sousa
Ou a própria palavra. Quem fica imune ao amor?

Alimentos também podem fazer vibrar a energia da Terra. E, depois de toda essa explicação desse elemento, fica fácil adivinhar qual o sabor da Terra:
DOCE!
E, Portugal tem uma infinidade de opções dentre tantos doces conventuais. Dos pastéis de nata, aos travesseiros de Sintra, Ovos Moles de Aveiro. Uma fartura que pede cuidado com a balança.

Feng Shui Vera Sousa
Os deliciosos e inesquecíveis Pastéis de Belém, 
em Lisboa

Feng Shui Vera Sousa
Adoce seu lar com essa energia.

Na próxima semana, vamos falar do Metal. Enquanto isso, releia os outros capítulos e perceba como a receita do equilíbrio está na dose que você usa de cada um, na casa e na vida.

Ate lá!

Leia também: