Casas triangulares, típicas da vila de Santana, na Ilha da Madeira |
Duas vigas de madeira, dispostas na forma triangular, telhado de sapê, portas e janelas pintadas de vermelho. Quer melhor representante do elemento fogo que essa pequena casinha da vila de Santana? Então, aqui vai mais um.
Veja abaixo como a inovação vence o desafio de criar áreas de plantio em terrenos absolutamente irregulares. O Douro é o maior patrimônio desse tipo de paisagem (chamam-nos de calços). Mas também encontram-se esses terraços moldados à mão, na Ilha da Madeira, repletos de bananeiras, e nessa pequena aldeia histórica, no continente, chamada Piódão. Dois exemplos do que a engenhosidade dos portugueses é capaz de fazer.
Terraços na aldeia de Piódão |
Agricultor poda e arranja suas videiras, Piódão |
A essa altura você já entendeu o que esse elemento representa. Ou que tipo de energia ele carrega.
Pessoas de fogo são dinâmicos realizadores. Conquistar é a palavra que os define. Exibem qualidades de liderança acima da média, são decididos e seguros. Amantes da aventura e da inovação, sempre abertos a novas ideias. Com seu forte calor e brilho podem trazer grandes benefícios ao mundo. Mas como tudo em excesso, podem se tornar ambiciosos, impulsivos e egoístas. Segredinho de sempre: equilíbrio.
Quer trazer essa energia para seu ambiente? Lembre de usar a cor vermelha, formas triangulares semelhantes à forma da chama.
Escadaria na Quinta da Regaleira, Sintra |
Incidência de luz natural traz a força do elemento fogo... |
...reproduza essa energia com a luz artificial |
Pimentas do Mercado dos Lavradores, Funchal |
Couro, lã, peles, penas, seda são materiais que representam o fogo. Assim como livros, bibliotecas, lugares de distribuição do conhecimento. A foto abaixo reune essas qualidades e, não por acaso, trata-se da livraria mais antiga de Portugal.
Livraria Bertrand, Chiado, Lisboa |
São tantas as possibilidades para fazer vibrar esse elemento na sua casa, que não poderia deixar de falar das flores. Vermelhas, com folhagens pontiagudas, são a representação mais fiel da paixão.
Camélia, Piódão |
Flor exótica, Ilha da Madeira |
Termino esse capítulo, com ninguém menos que Luís de Camões e seu célebre poema paradoxal:
Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer
Até mais. Na próxima semana, vamos falar do elemento Terra!
Se você se identificou com o fogo, conte aqui.
Veja também:
Portugal: pelas lentes do Feng Shui.
Madeira: a impulsividade do elemento que deu nome a uma ilha que transborda verde e exuberância.