quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Deixe-se abraçar pela casa

A posição de comando é um conceito importante do Feng Shui para disposição de camas, sofás e mesas de trabalho. Procure dispor esses objetos, em que passa muitas horas deitado ou sentado, de forma que você sempre tenha ampla visão da entrada do cômodo.
É muito comum encontrar sofás virados de costas para a porta de entrada. E um aparador atrás dele não corrige esse problema, pois a sensação de insegurança por não ver o que acontece pelas costas permanece. O mesmo pode-se dizer de mesas de trabalho posicionadas de costas para a porta. Para corrigir isso, um espelho à frente de quem está sentado ajuda a diminuir esse desconforto, cumprindo a função de um retrovisor.
A cama, onde passamos um terço de nossas vidas, também deve estar bem posicionada, ou seja, idealmente com a cabeceira encostada a uma parede sólida, com boa visão da entrada do cômodo. Mas sem que os pés estejam exatamente na direção da porta.
Na posição de comando, você sentirá uma incrível sensação de segurança. Como se a casa a estivesse abraçando. Extrapolando, estar na posição de comando significa estar no comando da sua vida. Pratique e verá a diferença.


Veja esse e outros artigos que escrevi sobre Feng Shui para o site Dove.
http://www.dove.com.br/artigos/deixe-se-abracar-pela-casa



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Inhotim, um novo conceito de beleza

Sou uma entusiasta de projetos que dão vida a espaços públicos e promovem a revitalização dos mesmos, caso do High Line Park, em Nova York, que já mencionei aqui algumas vezes. Porém, dessa vez, quero chamar atenção para um espaço privado de utilização pública. E bem aqui no Brasil. Trata-se do Museu Inhotim, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, localizada em Brumadinho, a 60km de Belo Horizonte, Minas Gerais.
O museu a céu aberto conta com mais de 500 obras de arte contemporânea - de feras como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles – espalhadas em quase 500 mil metros quadrados de jardins magníficos. A completa integração entre comunidade, natureza e arte conferem a esse espaço um significado ímpar para o conceito de beleza. Além do museu e do jardim botânico, conta com programa de inclusão e cidadania para a população do entorno. Ainda não conheço o lugar, mas essa falha em breve será reparada. Convido todos a fazerem o mesmo. Boa viagem: http://www.inhotim.org.br/