terça-feira, 9 de julho de 2013

O TAO do caminho

Este blog esteve em silêncio nos últimos seis meses, não por falta de vontade ou de ideias para escrever. Mas por absoluta consciência de que uma grande mudança estava em curso, e era preciso dar tempo ao tempo. Reorganizar as ideias. Restabelecer rotinas, fazer escolhas.
Às vezes ficamos esperando que algo aconteça de uma forma, e somente daquela forma. Fantasiamos, mas nada sai como planejamos. E, a frustração vem. Entretanto, quando estamos atentos aos sentimentos que queremos vivenciar, as oportunidades aparecem. Identificá-las é uma arte que demanda aprendizado diário e boa dose de humildade.
Pode ser um sinal, um telefonema, um esbarrão em alguém que você não vê há tempos, um convite inesperado. Nesse momento temos duas opções: dar ouvidos ou dar de ombros.
Sugiro sempre a primeira opção. Assim defino Prosperidade: deixar chegar a você a oportunidade de expandir seus dons. 
TAO para os taoistas significa caminho. E o caminho é feito do próprio caminho, do caminhante e do caminhar. Uma ideia simples e profunda, assim como a filosofia taoista. Nesse caminhar, tudo está sempre em movimento e em transformação. Ter consciência dessas mudanças é o começo de uma jornada para o autoconhecimento e para a felicidade.